Dicas

Para os Supervisores de Estágio:

De acordo com a Lei 11.788/2008, o estágio como ato educativo escolar supervisionado deve ter acompanhamento efetivo do professor orientador da instituição de ensino e do supervisor da empresa, um funcionário da organização, com formação ou experiências profissionais na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.

É essa relação ou vivência que assegura ao estagiário a aplicação das teorias e absorção de conhecimentos práticos na área de formação técnica ou superior. Ao supervisor ainda cabe recepcionar o estagiário quando de sua chegada à organização, orientar e controlar as atividades a ele atribuídas, no período de prática, e informá-lo dos aspectos funcionais e normas de trabalho, realizando qualquer treinamento que seja necessário.

Para que o estagiário possa transformar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, o estágio deve ser supervisionado por um profissional designado na empresa que tenha o perfil e a capacitação necessários para garantir a qualidade dos estágios.

É importante que o acompanhamento e a avaliação do estagiário sejam sistemáticos. Isto contribui para manter a qualidade e o foco das atividades dos estágios, bem como possibilita possíveis correções de rotas no período em que os estagiários permanecerem na empresa.

  • Sugerimos que o supervisor disponha semanalmente de um momento de orientação específica com estagiário, para ajustar assuntos relacionados às atividades realizadas no estágio.
  • Mantenha um arquivo do estagiário, no qual irá conter dados pessoais como endereço e telefones, assim como cópia dos relatórios das atividades semestrais do estagiário, bem como dos relatórios em caso de rescisão do contrato, conforme solicitação da legislação de estágio.
  • Sempre verifique se os estagiários que você supervisiona estão elaborando, a cada seis meses, relatório no qual constem as atividades por ele desenvolvidas no período. Esse relatório deverá ser examinado e aprovado pelo Supervisor que fará, se necessário, as complementações pertinentes. O relatório será elaborado em três vias, datadas e assinadas pelo Supervisor e pelo estagiário, sendo uma delas encaminhada para a instituição de ensino, outra arquivada na empresa. Todos os modelos de relatórios estão disponíveis no portal www.startprofissional.com.br

Dúvidas? Canal de atendimento

(62) 3928-3009

start@startprofissional.com.br

Av. C-17 Qd. 158 Lt. 02, Sala 2
Setor Sudoeste, Goiânia - Goiás
CEP: 74.303-280